| holanda@holandaempresarial.com | +55 (62) 3941-8910 Facebook Linkedin Instagram

O PROFISSIONAL DE COMPLIANCE

A área de Compliance já é um terreno nebuloso na hora das definições. Quando se trata de definir quem é o profissional que opera essa área, a dificuldade é ainda maior. Isso porque Compliance é, sem sombra de dúvidas, uma atividade multidisciplinar.

No entanto, entendido em grandes pinceladas que Compliance é a área responsável por garantir a regularidade da empresa perante as normas a que está submetida, clareia-se a visão de que o profissional de Compliance é a “cola” entre as diversas áreas da empresa. Deve ter conhecimentos nas áreas administrativa, produtiva, financeira e jurídica. Deve entender o negócio como um todo de suas partes. “Ver a figura toda”, como se diria em inglês, See the big Picture.

Essa capacidade de entender o negócio, as especificidades do ramo de atuação da empresa e adequar tudo isso à legislação brasileira vigente é o diferencial do profissional da área de Compliance. O know-how e o conhecimento técnico já não são o divisor. São a base do trabalho. Diferencial é a habilidade para interligar as áreas e buscar um objetivo estratégico traduzido no operacional. Palpável. Visivel. Indispensável.

A busca constante de informações coloca a área em ponto de vantagem, pois terá a visão mais privilegiada de toda a empresa e saberá identificar oportunidades que contribuem com os negócios.

Tenha alguém na sua equipe ou na sua consultoria que compreenda seu negócio de ponta a ponta e que consiga visualizar todas as áreas de risco, realizando planos de ação para mitigá-los e adequar seus processos a todo instante!